Orquestra Vozes do Violão

Com intensa pesquisa cultural, formação educativa e principalmente boa música, a Orquestra jovem de Violões do Lar das Crianças, a Vozes do Violão, completa nove anos ininterruptos de realizações. Com 24 integrantes a Orquestra, que é regida pelo maestro Cláudio Weizmann, representa o curso de formação musical voltado para 80 crianças e adolescentes que frequentam o Lar das Crianças ou que vêm das escolas públicas do entorno em busca do aprendizado musical de qualidade e gratuito.

Composta por naipes de Violões, possui uma sonoridade singela para interpretar obras que vão da renascença ao modernismo, do folclórico ao erudito, do popular brasileiro aos aspectos étnicos de outros povos.

Reunindo numa única ação o potencial social, cultural, artístico e educacional, este trabalho deixa marcas definitivas nas vidas dos seus participantes, no meio artístico e em toda a comunidade.

Dentre as principais realizações estão: a gravação do CD Mosaicos Culturais com os solistas Oswaldinho do Acordeon, Yamandu Costa e Turíbio Santos – capa de Elifas Andreato; o concerto Bossa Nova entre Amigos no teatro Cultura Artística com Roberto Menescal, Carlinhos Lyra, Marcos Valle e Emílio Santiago; e o encontro musical Vozes do Violão com as orquestras de Catalão e de Niquelândia do Estado de Goiás no teatro São Pedro acompanhadas dos solistas Ivan Vilela, Yamandu Costa; Turíbio Santos, além de apresentação de Zuza Homem de Melo.

O repertório do grupo inclui música erudita com pesquisa de épocas e estilos, MPB, música folclórica, trabalhos específicos para solistas, corais e bailados, temas festivos e cívicos judaicos e brasileiros de acordo com as datas comemorativas, e músicas internacionais além de canções hebraicas tradicionais e de raiz.

A orquestra é mantida por patrocínios, doações, recursos da Lei Roanet e do FUMCAD, destina a maior parte dos seus concertos para escolas, entidades sociais, festas da comunidade e encontros ecumênicos. Seus integrantes iniciais, hoje cursam as melhores universidades nos cursos de música e despontam como expressivos instrumentistas. A idéia é que o trabalho frutifique, multiplique e permaneça.

Os contatos para parcerias e convites devem ser feitos através do telefone 2808-6225 ou do email lardascriancas@cip.org.br.