Visita à Feira de Ciências e Tecnologia da USP

Alunos da oficina de Robótica do Lar visitaram a 13ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A FEBRACE é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista e que todo ano realiza uma grande mostra de projetos. Ele incentiva a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico e nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Durante a visita, os alunos do Lar das Crianças tiveram como tarefa conhecer os projetos de robótica apresentados, questionar a motivação inicial do jovem cientista e investigar como a ideia inicial foi planejada. O objetivo foi estimular o espírito investigativo e a criatividade dos alunos, além de ampliar seus conhecimentos por meio da análise dos mais diversos trabalhos.

“Ao conversar com os alunos sobre os projetos que mais lhes chamaram a atenção, notamos que foram os relacionados a problemas cotidianos e com soluções simples, como o alarme que indica quando o bebê foi deixado sozinho no carro, o carro que permite que deficientes físicos se locomovam na areia da praia, o sistema de sucata eletrônica para ligar e desligar automaticamente equipamentos eletrônicos, o carro-robô feito com peças de Lego e que respeita a sinalização dos semáforos, e o sistema de leitura de dinheiro para cegos”, comentou Talita Romero, orientadora do grupo de Robótica do Lar.