Quase 10 anos de Aprendiz de Maestro

O Lar das Crianças recebe há quase uma década ingressos para que suas crianças assistam os espetáculos do Projeto Tucca Aprendiz de Maestro. As oito apresentações anuais já se tornaram parte do cotidiano dos educandos do Lar.

 

A última delas, com o espetáculo Agente das Quatro Estações, aconteceu na sala São Paulo no final do mês de março. A plateia foi convidada a viajar de trem no tempo e percorrer as quatro estações do ano ao som das músicas de Vivaldi. Dança e movimento também fazem parte do espetáculo, que oferece uma viagem ao mundo das artes.

 

“Partindo do princípio que a cultura é uma ferramenta para criar e transformar as relações sociais, sua ampliação enquanto repertório é fundamental para o desenvolvimento de uma postura crítica perante o mundo e, para, além disso, da construção de uma cidadania participativa e consciente”, comentou Fernanda Manzoli, responsável pelo desenvolvimento institucional do Lar.

 

O objetivo de parcerias como essa é agregar e estender ainda mais o repertório dos projetos culturais desenvolvidos no Lar das Crianças, fortalecendo a deselitização das artes ao oferecer a todos o acesso a elas. Essas iniciativas auxiliam a fomentação da cultura como uma prioridade, e não mais como ações isoladas.

O Lar busca, assim, participar do movimento de alteração do lugar que, historicamente, a cultura e as artes em geral ocupam no cenário educacional brasileiro.

 

“O Aprendiz de Maestro chega para unir forças no sentido da democratização da cultura como bem universal e dá a seus educandos a oportunidade de participar do gênero humano, do fazer artístico, do cultivar a mente, do pensar e descobrir e na possibilidade de romper a alienação e tornarem-se críticos vivos do mundo que os cerca”, finaliza Fernanda.