Pedagogia do Lar

No início do ano reescrevemos o plano pedagógico do Lar, tendo como ponto de central de nosso trabalho, a criança. Nosso compromisso é seu desenvolvimento em todas as dimensões – intelectual, física, emocional, ética, social e cultural. Cada projeto que o Lar realiza busca a articulação de diversas experiências com uma intencionalidade clara, tendo como princípios a singularidade e a diversidade.

O plano está organizado de forma dinâmica, articulada e integrada, levando em conta os aspectos do convívio, os focos de interesse, as etapas de desenvolvimento, os temas significativos e as estratégias mais adequadas para promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral. Para representar essas diferentes dimensões, construímos uma Mandala Pedagógica:

mandala

Nela, cada um dos anéis está em constante diálogo e estabelece diferentes conexões, sempre considerando a pluralidade e multidimensionalidade do conhecimento. Cada anel representa um aspecto a ser considerado pelos educadores, quando escolhe e constrói com as crianças o percurso do trabalho.Os aspectos relacionados ao Convívio estão organizados em três pontos principais, interligados e em relação dinâmica: ética, protagonismo e cidadania. Em 2017 tivemos como objetivo incentivar o protagonismo infantil/jovem, ampliação de repertório cultural, reconhecimento de direitos e clareza de deveres, além da percepção da possibilidade de transformação própria e da realidade do entorno.

Os Focos giram em torno dos interesses das crianças e adolescentes, sempre levando em conta o que precisam desenvolver em cada faixa etária do ponto de vista sócio emocional, intelectual, físico e relacional, ou seja, buscando um desenvolvimento integral. Em 2017 organizamos as atividades em torno oficinas variadas.

Os Temas estão organizados em Eixos Temáticos por grupo. Eles contextualizam as experiências e vivências cognitivas em torno de questões significativas relacionadas ao contexto e entorno dos grupos. As propostas de trabalho estão organizadas em torno de Eixos Temáticos abrangentes, multidimensionais e interdisciplinares para que apresentem situações significativas e de interesse das crianças e adolescentes, permitindo que interajam com suas famílias e comunidade de maneira ativa e integrada.

mandala 1

Os projetos são oferecidos visando diferentes áreas do conhecimento, para que as crianças e adolescentes possam ampliar sua visão de mundo, desenvolver suas habilidades e talentos de forma a interagir criativamente e ativamente sobre a realidade. Eles seguem uma sequência de forma a aproximar-se do universo de questionamentos de cada faixa etária:

mandala 2

    T1 – Casas e filhotes
(maternagem e reconhecimento de si)
    T2 – Cultura brasileira e Folclore
    T3 – Mundo (diferentes culturas)
    T4 – Cotidiano
    T5 – Corpo e Universo
    T6 – Descobertas
    T6b – Comunidade
    T7 – Identidade