Histórias do Lar das Crianças

Ao longo desses 80 anos de história, o Lar das Crianças contou com parceiros incríveis, primordiais para reescrevermos os futuros de tantas crianças. O Dennis Szyller foi uma dessas crianças e hoje é um grande parceiro.

Após anos muito difíceis, vivendo de favor em casas de amigos, os pais do Dennis buscaram ajuda no Lar das Crianças, pois não tinham condições de criar os filhos. O ano era 1993, o Lar ainda funcionava em regime de internato e, junto com sua irmã gêmea e o irmão mais velho, Dennis, aos 8 anos, veio morar e estudar no Lar das Crianças.

“O começo foi difícil, pois eu sentia muita saudade dos meus pais”, lembra Dennis. “Mas fui muito bem acolhido, e hoje tenho ótimas lembranças, dos jogos de futebol, das festas e do carinho das pessoas comigo”, completa Dennis.

Passados cerca de um ano e meio, a mãe de Dennis conseguiu se restabelecer financeiramente e os filhos voltaram a morar com ela. Em seguida, se mudaram para os EUA, onde Dennis morou por treze anos. Aos 23 anos, com a bagagem de quem começou a trabalhar logo cedo e era fluente em inglês e espanhol, ele voltou ao Brasil. Com espírito empreendedor, Dennis logo abriu sua própria escola de inglês que, em pouco tempo, tinha mais de cem alunos. Após ser sócio em uma start up, ele foi selecionado para implementar uma plataforma de ensino inovadora no Brasil, o Matific, que iria leva-lo novamente ao Lar das Crianças.

Cabe aqui explicar o caráter inovador do Matific. Essa plataforma ensina matemática para crianças de uma forma divertida, dentro de um ambiente que envolve a criança: através de jogos que trabalham diversos conceitos da matemática, a criança coloca a mão na massa e aprende sem perceber, sem se perguntar “mas pra que estou aprendendo isso?”. Seu sistema permite um ensino individualizado, com jogos adequados a cada aluno, além de proporcionar aos educadores um report indicando as crianças que têm dificuldades e qual é essa dificuldade.

Dennis sempre teve uma consciência social muito forte e, quando ele conheceu a consulesa de Israel, Lucia Barnea, ela logo indicou que ele falasse com a Luciana Mautner, Diretora Geral do Lar. E em uma daquelas voltas que a vida dá (e que nós agradecemos!), Dennis se viu com a oportunidade de retribuir tudo o que recebeu no período que passou no Lar. E foi isso que ele fez em 2015! Além de doar as licenças, ele também ajudou com a implementação de toda a estrutura necessária.

Hoje, após quatro anos no Brasil, a Matific é usada por mais de 115 mil alunos nas principais instituições de ensino, como as escolas Beit Yaacov, Mackenzie, Rio Branco, Castanheiras e Miguel de Cervantes, entre outros.

Para o Lar, o simples fato de poder oferecer essa ferramenta de aprendizagem fantástica para nossas crianças já é incrível, mas receber essa doação através do Dennis, um rapaz admirável que fez parte do Lar quando criança, é muito gratificante! São histórias como essa que nos enchem de orgulho e nos motivam a seguir reescrevendo futuros!