Encontro com o professor José Pacheco

O Lar das Crianças recebeu mais de 130 pessoas  – profissionais da rede assistencial e educacional, parceiras da nossa instituição, em sua maioria – para o encontro com o renomado professor José Pacheco sobre as dificuld

ades do trabalho sócio educacional.

No evento, que teve início a partir de perguntas feitas pelos participantes, o professor falou sobre o trabalho na Escola da Ponte, em Portugal, conhecida mundialmente por trabalhar a autonomia de seus alunos baseada em valores como a solidariedade e a corresponsabilidade dos educandos.

Pacheco mencionou também o projeto Âncora, da cidade de Cotia, em São Paulo. “Esta comunidade de aprendizagem, como é chamada a escola, não tem divisão por idades. Os  alunos, de faixas etárias variadas, desenvolvem  juntos projetos de pesquisa de acordo com seu interesse e motivação interna”, comentou o professor que também é consultor do projeto.

A participação do público foi essencial para o sucesso do encontro, que trouxe uma importante reflexão o papel do educador na sociedade.

“Conversar sobre educação com um olhar amplo, da maneira como o professor Pacheco se coloca, é muito positivo. Ouvir a respeito do projeto Âncora, dos desafios do dia a dia desta escola, assim como dos resultados alcançados, nos passa confiança, nos contagia e nos incentiva a trabalhar com projetos arrojados e desafiadores em educação”, comentou a educadora Shirley Sacerdote, que também é voluntária  do Lar.

Para recepcionar os participantes, foi montado um espaço para encontros e troca de informações. A Livraria da Escola disponibilizou para compra várias publicações das áreas de educação e assistência social, assim como os livros do professor Pacheco.