Capacitação e planejamento para 2015

Em janeiro foi realizado o encontro de planejamento dos educadores do Lar, que contou também com palestras de formação para os profissionais.

Cultura de paz e redes de convivência foi o tema apresentado pela co-fundadora da Associação Palas Athena, Lia Diskin; a psicopedadoga, Edith Rubinstein falou sobre aprendizagem significativa; o lugar da arte na constituição da identidade e da humanização foi debatido pela artista plástica Sara Rosemberg; e o coordenador o projeto Palco, Leandro Oliva, falou sobre expansão cultural.

Foi promovida também uma mesa-redonda sobre os objetivos do trabalho com as famílias do Lar. Participaram Selma Souza, coordenadora do Programa Passaporte para a Vida; a assistente social Solange Rosa, e Soraia Penha Bochi, psicóloga da instituição.

A relação entre autoestima, aprendizagem e comportamento; questões sobre ética, respeito, solidariedade, cooperação, cuidado e comprometimento; e autonomia x heteronomia foram os temas da palestra conduzida pela psicopedagoga e coordenadora pedagógica do Lar, Carmen Silvia Carvalho. A pedagoga e coordenadora geral da entidade, Aidê Firer, conduziu um bate-papo sobre protagonismo e autogestão.