As comissões de crianças e jovens do Lar

Nesta semana, tivemos mais uma assembleia aqui no Lar. Ela acontece uma vez por mês com a participação das crianças, dos jovens e dos educadores, além da coordenação pedagógica e equipe técnica.

Antes das assembleias, vários assuntos são debatidos dentro das comissões, que são um ponto muito importante no processo de desenvolvimento dos atendidos no Lar. Elas são compostas por dois representantes de cada turma, do T3 (6 anos) ao T7 (13 a 15 anos), que formam comissões de doze integrantes para trabalhar os temas: quadra e parque; rotina e limpeza; e  lanche e almoço.

É fascinante ver como eles se apropriam dos problemas e, principalmente, das soluções. Na última assembleia, partindo do consenso de que a limpeza em alguns espaços precisava melhorar, as turmas se organizaram em uma espécie de mutirão. Tirando 5 minutos do intervalo mais 5 minutos da aula, cada grupo se responsabilizava por limpar um espaço por dia. Pronto, com uma dinâmica muito simples, resolveram o problema.

E assim eles entendem que são parte de um todo, aprendem a se colocar, se tornam responsáveis pelo seu entorno e, claro, nos enchem de orgulho!

Veja abaixo uma foto da última assembleia e, nesse link, um vídeo da turma do T5 fazendo a limpeza do refeitório.